Marketing, treinamento e segurança



No episódio #5 do PreventCast, tivemos a oportunidade de conhecer o setor de Marketing da HS. Com a presença de Alexandre Ortolan, Nadia Bortolo e a jovem aprendiz Ana Letícia Nepomuceno. A conversa nos deu uma ideia melhor sobre as especificidades de um setor de Marketing atrelado a uma empresa no ramo de Antifraude.


O primeiro tema abordado foi sobre as principais responsabilidades do setor. Alexandre citou que o Marketing na HS possui três pilares principais, sendo eles, endomarketing: comunicação interna; publicidade: divulgação da empresa externamente; e relacionamento com o cliente: apresentações comerciais e de produto.


Endomarketing e treinamento:


Nadia começou sua fala explicando como é o processo de criação da comunicação interna na HS.


“A partir do cronograma estabelecido para o ano, é realizado um brainstorm, onde ideias de campanhas e interações são levantadas, para, em seguida serem planejados os cronogramas e designs necessários.”

Na discussão, foi informado que as campanhas sempre possuem uma finalidade e buscam promover uma interação maior com o público da HS, que em sua maioria são jovens. Surgiu também, uma pergunta sobre as atualizações na plataforma interna MyBoard - a antiga Intranet - sobre sua função dentro da empresa e se o foco do Marketing era apenas esse. Em meio às risadas, ficou claro que criação de conteúdo para o MyBoard é apenas uma parte das demandas, e que o setor está focando cada vez mais em Customer Experience.


Quando questionados sobre a criatividade envolvida em promover mais segurança nos processos da empresa, descobrimos que a segurança é o foco do Marketing no momento de criar uma comunicação, para estimular os colaboradores a exercerem corretamente as regras aplicadas por motivos de SI, além de compreenderem e respeitarem a importância de cada processo. Inclusive, o setor cria e publica cursos¹ para divulgação das regras e há ainda, campanhas semestrais que promovem a Segurança da Informação. Resumindo, verificamos que o setor também está muito atrelado ao desenvolvimento dos colaboradores, criando sistemas de comunicação que vão além dos comunicados rotineiros.


¹Em sua fala, Alexandre cita o “UP – Universidade Prevent”, plataforma desenvolvida para publicação de jornadas educacionais com temas variados como Documentoscopia, Liderança e LGPD.


Publicidade:


O Marketing também é responsável pela divulgação dos produtos da HS, o tópico teve foco na complexidade de transmitir corretamente a mensagem e os serviços da empresa, enquanto analisa os concorrentes para provar seu diferencial.


Já no âmbito da segurança envolvida, ficou claro que no site da HS é apenas divulgado uma pequena parte dos serviços, para não exibir mais do que o necessário e manter o sigilo de suas atividades, ferramentas e processos. Para que o prospect tenha uma apresentação completa, é necessário marcar apresentações comerciais, reuniões de alinhamento e demonstrações, muito delas apenas in company.


É importante salientar que a HS também optou por não divulgar os seus clientes, mesmo possuindo empresas renomadas em seu portfólio. Sigilo é segurança e segurança é com a HS.


Relacionamento com o cliente:


Por fim, entendemos que o marketing é um setor em expansão e possui grandes projetos voltados para o relacionamento com o cliente. Isso nos deixa cada dia mais ansiosos em desvendar quais serão os próximos passos do setor, infelizmente essa parte é sigilosa por enquanto, o que podemos falar é que tanto nossos clientes quanto nossos colaboradores podem esperar novidades em breve.


 


Ouça a conversa na íntegra no Spotify:



Posts recentes

Ver tudo